Como escolher um tema WordPress

Como escolher um tema WordPress
A Arlesiana, obra de Van Gogh. Mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Arlesiana

Neste texto irei abordar algumas dicas sobre como escolher um tema para o seu projeto WordPress. Desde já deixo registrado que não existe fórmula mágica nem critérios absolutos, apresento apenas a minha visão e alguns pontos que gosto de ponderar ao escolher um tema.

Temas no WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo que trabalha com o sistema de temas. Os temas são conjuntos de arquivos (PHP, HTML, CSS e JavaScript) que são responsáveis pela exibição do conteúdo, ou seja, posts, páginas, categorias e demais informações que você possa ter em seu site.

O tema irá definir se as publicações devem ser listadas na esquerda, direita ou centralizados, se haverá barra lateral ou não, tamanho e estilos de textos, bem como todo o design do site.

Onde baixar temas WordPress?

Repositório oficial de temas

A primeira fonte de temas você não precisa nem sair do painel do seu WordPress, basta ir em Aparência > Temas, clicar em adicionar, e você terá acesso a listagem de todos os temas disponíveis no repositório oficial.

Todos os temas do repositório oficial são gratuitos, e passam pela revisão de voluntários do time de revisão de temas da comunidade WordPress. Entretanto, apesar de possuir um número razoável de temas, ainda há muito pouco se compararmos com nossa segunda fonte.

Temas WordPress premium

Os chamados temas Premium são temas pagos para WordPress, comercializados em lojas próprias e marketplaces. Existem centenas (talvez milhares?) de lojas de temas WordPress, porém há, sem dúvidas, algumas que você talvez já tenha ouvido falar, como:

Estas lojas oferecem temas muito interessantes, em uma quantidade e variedade muito maior que o repositório oficial. Os temas variam de $30 a $60 em média.

É importante atentar-se à licença ao comprar um tema, em geral elas te garantem uma instalação com um ano de atualizações, mas pode ser por mais anos e mais instalações (licença desenvolvedor) ou mesmo, mais raramente, lifetime, em que só paga um vez e tem atualizações para sempre.

🚧 Um alerta, muitos ainda optam por obter temas, de graça ou por preços mais em conta, de fontes duvidosas. Isso pode deixar o seu site vulnerável, pois nada garante que o código não foi alterado para injetar algo malicioso. O conselho é sempre ir nas fontes oficiais em que os autores escolheram distribuir seu tema.

Escolhendo um tema WordPress

Qual tipo de site você está criando?

Seja pelo repositório oficial ou um tema premium, é preciso ter algumas coisas em mente ao escolher o tema mais adequado ao seu projeto.

O primeiro passo é entender qual é o tipo de site que você está criando: é um blog? Portfólio pessoal? Site institucional? De qual segmento?

Por quê? Porque o WordPress possui temas realmente específicos, voltados para os mais diversos nichos, como portais de notícias, culinária, fotografia, etc, ou temas mais genéricos e de propósito geral.

Critérios a se observar na seleção de um tema WordPress

Layout

Um dos primeiros e mais óbvios pontos a se considerar escolhendo um tema é o layout. O design é adequado ao seu site? A disposição dos elementos, títulos, conteúdo, barras laterais é o que você precisa? No repositório oficial e nas lojas você terá como navegar em uma demonstração do tema, ou ao menos visualizar prints do tema.

Entretanto, este também é um dos pontos mais delicados. Nos temas premium é extremamente comum que eles apresentem layouts que só são obtidos com construtores visuais – ou page builders – (que são plugins que permitem a criação de páginas com sistemas mais visuais, de blocos de “arrastar e soltar”). A dica é tentar entender na página de descrição do tema se ele foi feito para utilizar com algum page builder específico.

Recursos e personalização

Hoje o WordPress conta com uma interface padronizada para personalização de tema chamada customizer (personalizador). Essa interface surgiu da necessidade de facilitar para o usuário saber como personalizar um tema. Antes disso, e ainda hoje, alguns temas utilizam páginas próprias, com um sistema próprio de opções do tema. Vale estar atento a que método o tema utiliza.

Além disso, vale observar quais opções de personalização o tema oferece, como opções de fontes, cores, layouts diferenciados para cabeçalhos, menus, e se estas opções são necessárias ao seu projeto.

Avaliações

As avaliações são muito importantes na escolha de um tema, e na verdade, na tomada de decisão de compra de qualquer produto. Procure tanto avaliações positivas quanto negativas que usuários tenham fornecido, e tenha bastante discernimento. Não é incomum encontrar, em casos drásticos, avaliações do tipo: “Adorei o tema, é perfeito.” com uma estrela (e o inverso também).

Data em que foi criado

A data em que o tema foi criado pode dizer bastante sobre um tema, principalmente se utilizada em conjunto com o próximo critério de análise. Se um tema tiver sido criado há muito tempo, e não tenha um número expressivo de vendas, é possível que ele tenha um código não muito atualizado, que não esteja completamente integrado aos mais novos recursos do WordPress (isso não significa que ele não irá funcionar, apenas que ele pode não estar utilizando o que há de mais recente).

Data da última atualização

Por fim, um dos critérios que considero mais importantes: a data da última atualização. Se o tema tiver sido criado há 5 anos, tudo bem, contanto que a data de sua última atualização seja recente, isso mostra que o projeto está sendo mantido ao menos. Qual um prazo bom para data da última atualização? Sabendo que o ciclo de atualizações principais do WordPress gira em torno de 4 meses, eu recomendaria essa faixa como um mínimo para a data da última atualização.

Considerações

Estas foram algumas dicas sobre alguns pontos a serem considerados na seleção de temas para o seu projeto WordPress. E você, o que mais você observa, possui algum método? Compartilhe conosco nos comentários ideias para que todos possam analisar melhor os temas que utilizarão em seus sites.

Allyson Souza

Tecnólogo em Jogos Digitais pela FATEC São Caetano do Sul, é Designer e Programador. Co-fundador da Haste Design, estúdio que desenvolve projetos diversos de design e web. Desenvolve com WordPress há cerca de 4 anos. Organiza os meetups da comunidade WP São Paulo e busca sempre que possível contribuir com a comunidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho