O que é o WooCommerce e como aproveitar o melhor da plataforma de lojas virtuais

O WooCommerce foi lançado em 2011 e hoje é a plataforma mais usada de e-commerce do mundo. Mas o que é o WooCommerce, e como sua loja virtual pode se beneficiar dele?

O que é o WooCommerce, o WordPress e o mundo do software livre?

O WooCommerce é um plugin para WordPress. Mesmo que você não saiba o que é o WooCommerce, você já ouviu falar do WordPress, correto? O WordPress é um CMS (um sistema de gerenciamento e publicação de conteúdo) e hoje é a plataforma mais usada para criação de sites no mundo. O WordPress se popularizou muito pois oferece uma interface fácil para gerenciar sites. Além disso o WordPress é gratuito e um software livre. E o que isso significa? Basicamente significa que o código é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode ver o código fonte, sugerir alterações e correções. E o WordPress tem uma comunidade muito participativa.

O WordPress surgiu em 2003, inicialmente como uma plataforma para criação de blogs. Mas com as contribuições da comunidade que começou a utilizá-lo e contribuir com o código, ele se tornou muito mais do que isso, principalmente graças ao recurso de plugins. Com os Plugins, podemos adicionar funcionalidades ao sistema base do WordPress. Só no repositório oficial de plugins do WordPress.org, existem mais de 50 mil plugins gratuitos disponíveis. É possível instalá-los com um clique pelo painel do seu site.

O WooCommerce é um plugin para WordPress gratuito e open-source. Pode ser baixado e instalado em qualquer site WordPress e transforma o sistema em uma loja virtual em poucos cliques.

Você pode fazer o download do WooCommerce no repositório oficial do WordPress.

Caso queira testar direto no seu site, visite seu painel de administração seusite.com.be/wp-admin, acesse o menu Plugins > Adicionar novo, e busque por WooCommerce. Instale e ative o plugin, e comece a explorar! O WooCommerce é uma ferramenta muito rica e completa, com muitos recursos para criar uma loja virtual totalmente funcional. Quer aprender todos os detalhes e truques? Então pule para a nossa dica abaixo.

Uma das telas do assistente de instalação do WooCommerce

O que o WooCommerce oferece?

Em 2011, o plugin WooCommerce foi lançado, com o intuito de transformar um site comum em uma loja virtual, um e-commerce. Para isso, o WooCommerce adiciona várias funcionalidades ao WordPress:

Cadastro de produtos

O WooCommerce adiciona um menu de produtos no WordPress, onde é possível criar produtos. A tela de criação é simples e intuitiva, basta preencher os campos como nome do produto, descrição, categorias e tags. Porém, é importante entender bem a seção Dados do Produto, pois cada opção e detalhe altera a forma como este produto será vendido.

Na tela de criação de produtos, a seção Dados de produtos é uma das mais importantes

Há vários tipos de produtos, como os produtos simples e variáveis. Se você vender camisetas, vai querer oferecer a opção para os clientes escolherem o tamanho. Então a camiseta terá as variações P, M, G e GG, por exemplo. O cadastro de produtos também permite a organização em categorias e tags. E também a inserção de atributos, ainda com o exemplo das camisetas, você pode exibir atributos, que são informações detalhadas sobre o produto, como o tipo de tecido (algodão), gola V, costura dupla, etc.

Página de loja

O WooCommerce cria uma página de loja, com a listagem dos produtos, exibidos em um grid geralmente. Esta página pode ser configurada para exibir os produtos em uma ordem diferente, por exemplo. O visitante pode navegar pelo catálogo e entrar nas páginas dos produtos para ver detalhes.

Página da loja do WooCommerce, com o tema Storefront

Carrinho de compras

O WooCommerce permite que os visitantes adicionem ou removam produtos ao carrinho de compras, altere as quantidades, veja e prossiga para o checkout (finalização do pedido e pagamento). Dependendo do tema, que é o responsável pelo design do site, o carrinho pode ser exibido de várias formas, como um ícone no cabeçalho, na barra lateral ou na página própria para o carrinho que o WooCommerce cia.

Página do carrinho de compras do WooCommerce com o tema Storefront

Cupons de desconto

O WooCommerce já oferece por padrão o recurso de criação de cupons de desconto. Você pode criar um código e distribuir para dar descontos. É importante configurar o cupom de forma correta, para evitar descontos indesejados!

Taxas e impostos

Caso você precise somar taxas ou impostos extras aos seus produtos e mostrar para os clientes estes valores, o WooCommerce possui recursos para isto.

Checkout – finalização do pedido

Na finalização de pedido, o cliente preenche os dados pessoais, escolhe o endereço de entrega e a forma de pagamento. Para adicionar formas de pagamento além das formas padrão, é necessário instalar plugins. Existem vários métodos de pagamento brasileiros que possuem integração com o WooCommerce, como o PagSeguro, Moip, Iugu, Pargar.me, Cielo, Mercado Pago, entre outros.

Zonas de entrega

É possível criar regras de entrega diferentes por área de entrega. Por exemplo, frete grátis para a cidade-base da loja, e taxa de R$30 para o restante do país. Métodos de entrega também podem ser adicionados com plugins, como Correios e transportadoras.

Gerenciamento de pedidos

Quando um pedido é efetuado, o administrador da loja visualizará as informações no painel do WordPress. É possível mudar o status do pedido, enviar informações ao cliente, verificar o status do pagamento, entre outras operações.

Plugins e complementos para WooCommerce

Além de todas estas funcionalidades já embutidas no WooCommerce, existem muitos outros plugins que adicionam novos recursos para facilitar a vida de quem administra a loja, e dos visitantes do site e melhorar suas vendas. Se você quiser ter apenas uma ideia, busque por WooCommerce no repositório oficial.

Para aprender a criar sua loja virtual: Workshop WooCommerce

Neste artigo, explicamos o que é o WooCommerce e pincelamos alguns de seus recursos. Quer aprender a criar uma loja virtual na prática? Temos um Workshop de WooCommerce: criação de lojas virtuais. Nele teremos um dia inteiro para aprender a criar uma loja completa passando por todos os detalhes:

  • Instalação
  • Configuração
  • Inserção e gerenciamento de produtos
  • Temas e plugins para WooCommerce
  • Gerenciamento da loja e dos pedidos
  • Métodos de pagamento e entrega

E muito mais! Gostou? Inscreva-se já!

Inscrições abertas

Aprenda a criar uma loja com o WordPress e o WooCommerce, a plataforma mais usada para criação de lojas virtuais do mundo.

  • Sábado, 12 de agosto
  • CT Novatec - Metrô Carandiru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *